A RUA AGEMIRO GERÔNIMO EM POÇO REDONDO

 

Manoel Belarmino

Muitas ruas de Poço Redondo têm o nome dos seus filhos do ligar; dos que aqui nasceram, viveram e fizeram história. Agemiro Gerônimo, que pelos Poço-redondenses era também conhecido por "Seu Remígio", teve o seu nome dado àquela rua que nasce na Rua São João e termina na Rua dos Frades, no Bairro Augusto Franco. É a Rua Agemiro Gerônimo.

Na Rua Agemiro Gerônimo, residem: Pedro Rosendo, Rivaldo, Gilenilson, Givaldo, Argentina(irmão de Augustinho), Maria José Braz, Cacilda, Irlan e outros. Também moraram ali, Genésio e Idália, já falecidos.

Agemiro Gerônimo, o Remígio, um da família Gerônimo, era filho natural de Poço Redondo. Irmão da esposa de Zé Joaquim. Esse Zé Joaquim era pai de Seu Gabriel e era pai também daquele Zé Joaquim, que foi cruelmente assassinado pelos cangaceiros nas margens do riacho do Braz.

Agemiro Gerônimo era pai de Meron e de uma menina, nascidos em Poço Redondo, resultado do seu primeiro casamento. Quando a primeira esposa de Agemiro faleceu, Meron e sua irmã deixaram Poço Redondo para viverem no Estado do Paraná. Do segundo casamento, nascerem, frutos do seu segundo casamento com dona Bela (uma moça da região da Ponta da Serra), Birrinho, Zé Duta, Josias, Maria José, Maria Eliza e Marinalva (a Gata).

Zé Duta e Josias já são falecidos, e Birrinho está vivo e metido a ser jovem. Quem de Poço Redondo não conhece a figura de Birrinho?

Os filhos de Agemiro Gerônimo, os do primeiro casamento foram ainda jovens morar no Paraná, mas os do segundo casamento permaneceram, e permanecem, em Poço Redondo.

Uma justa homenagem dada ao sertanejo poço-redondense Agemiro Gerônimo, o "Seu Remígio".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO E MORTE DE POÇO-REDONDENSE NO MARANHÃO DEVEM SER INVESTIGADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

SUPOSTOS ASSASSINOS DE TOINHO DE IRACEMA SÃO PRESOS

FILÓ SE DESPEDIU