30 ANOS DA LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL


Celebrou-se, nessa quinta-feira, dia 7 de dezembro, os 30 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) no Brasil. A LOAS é uma conquista histórica do povo brasileiro.

A Política de Assistência Social atende mulheres vítimas de violência, quilombolas, populações em situação de rua, acampados, idosas, crianças, pessoas com deficiência e outras.

Mas nos últimos anos muitos desses serviços e financiamentos foram desmantelados, por isso é necessário reconstruir as políticas do SUAS, tema da 13° Conferência Nacional de Assistência Social que acontece em Brasília nestes dias.

As reivindicações do Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores da Assistência Social, das organizações de usuárias e usuários do SUAS assim como outros movimentos organizados que para a reconstrução do SUAS a valorização passa pelo posicionamento de que Comunidades Terapêuticas não são parte dessa política, assim como as tentativas de vínculos clientelistas e do assistencialismo que rondam o interior do Sistema Único.

Uma Assistência Social forte deve reconhecer a importância das populações atendidas nos serviços socioassistenciais, respeitar as trabalhadoras e trabalhadores e garantir o financiamento público.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO E MORTE DE POÇO-REDONDENSE NO MARANHÃO DEVEM SER INVESTIGADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

SUPOSTOS ASSASSINOS DE TOINHO DE IRACEMA SÃO PRESOS

FILÓ SE DESPEDIU