PINTURAS RUPESTRES EM POÇO REDONDO


Manoel Belarmino*

Dois sítios arqueológicos abrigando pinturas rupestres já foram identificados em Poço Redondo, no Estado de Sergipe. O primeiro identificado foi o Sítio Arqueológico Morro das Letras, localizado nas proximidades do Assentamento Queimada da Grande, e o segundo foi o Sítio Arqueológico Morro do Mestre, localizado no Assentamento Barra da Onça. Nos dois sítios, podem-se avistar artes rupestres grafadas em símbolos abstratos nas paredes das rochas.

Sabe-se que os primeiros registros da comunicação humana remontam à História Pré-Literária. Nesse período, homens e mulheres começaram a representar o seu cotidiano em rochedos e paredes das cavernas por meio de pinturas.

Essas são as famosas pinturas rupestres, que após longos anos de estudo dos profissionais da Arqueologia, da Antropologia e da História foram divididas em três grupos: o zoomórfico, que engloba as representações de animais; o antropomórfico, que representa figuras humanas; e o grupo dos símbolos que é constituído pelas figuras abstratas, desenhos que aparentam não ter nenhum sentido.

Em Altamira, na Espanha, o jurista e pesquisador, Marcelino Sanz de Sautuola, encontrou pela primeira vez, pinturas rupestres no interior de uma caverna, em 1975. Diversos pesquisadores de sua época o consideraram falsário, pois acreditavam que os povos primitivos não teriam capacidade para desenvolver tais registros. Essa concepção estava ancorada ao pensamento darwiniano, que era predominante na época.

No Brasil, é possível encontrar uma grande concentração de registros de artes rupestres. Um dos principais parques que reúnem essas pinturas está localizado no Estado do Piauí, chamado de Parque Nacional da Serra da Capivara. Somente neste parque foram catalogadas pinturas rupestres que têm entre 17.000 e 25.000 anos de idade.

Além do Parque Nacional da Serra da Capivara, temos ainda mais quatro grandes parques nacionais que compõem o conjunto de sítios arqueológicos brasileiros, sendo eles: Parque Nacional do Catimbau (Pernambuco); Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (Minas Gerais); Parque Nacional de Sete Cidades (Piauí); e o Parque Nacional do Jaú (Amazonas).

Em Sergipe, as pinturas rupestres se concentram no Sertão Sergipano, principalmente em Canindé de São Francisco e Poço Redondo. Os governantes, o poder público, têm a obrigação de cuidar e proteger os sítios arqueológicos, principalmente os que contem artes rupestres. As pinturas rupestres representam muito mais do que apenas o cotidiano dos povos primitivos. Elas podem ser entendidas como uma forma de linguagem visual, que mesmo sendo de difícil interpretação são motivo de profundas interrogações e de grandes questionamentos. Essas pinturas acabam contribuindo significativamente para a compreensão dos primeiros passos dados pelo ser humano em direção da comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO E MORTE DE POÇO-REDONDENSE NO MARANHÃO DEVEM SER INVESTIGADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

SUPOSTOS ASSASSINOS DE TOINHO DE IRACEMA SÃO PRESOS

FILÓ SE DESPEDIU