Pular para o conteúdo principal
QUILOMBO MOCAMBO CELEBRA 27 ANOS DE RECUPERAÇÃO DO TERRITÓRIO
Manoel Belarmino
O Quilombo Mocambo, em Porto da Folha,
comemorou os seus 27 anos de certificação e reconhecimento oficial como comunidade
remanescente dos quilombos, nessa segunda feira, dia 27 de maio. Mocambo é a
primeira comunidade certificada e reconhecida no Estado de Sergipe.
As celebrações iniciaram, as 9 horas, com uma
missa celebrada pelo padre Isaías Nascimento na capela da Santa Cruz, na
comunidade, nas margens do Rio São Francisco. Depois, as celebrações
continuaram na Escola Estadual Quilombola, com apresentações culturais e um
almoço comunitário.
As crianças, estudantes da Escola Quilombola
27 de maio, contaram a história das lutas do povo quilombola de Mocambo, na
forma de teatro. O Samba de Coco se apresentou encerrou a celebração, dando uma
festa de apresentação, cultura e ancestralidade.
Movimentos sociais e instituições de ensino
estiveram presentes nas celebrações. A CPP, a Caritas, o Movimento Quilombola
de Sergipe, a Conaq, a Universidade Federal de Sergipe(UFS), estudantes, professore,
participaram das celebrações, festejando com os remanescentes de quilombo de
Mocambo a recuperação do território.
O Ministério Público Federal(MPF) esteve
representado pela Procuradora, Dra. Gisele Beggi.
O vice reitor da UFS, professor Dr Rosalvo
Ferreira Santos, a professora Ednéia Tavares
Lopes do Colegiada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFS (NEABI-UFS) e outros professores dessa
instituição de ensino participaram também das celebrações.
Além da organizações e instituições, também
participaram representantes das comunidades de Rua dos Negros, Caraíba, Mocambo
de Aquidabã, Forras e Terra Dura Coqueiral.
As comemorações foram organizadas pela
Associação de Mocambo e a Escola Estadual Quilombola 27 de Maio.
Comentários
Postar um comentário