OS PRIMEIROS VEREADORES DE POÇO REDONDO

 

Manuel Belarmino
Depois da emancipação política de Poço Redondo, que se deu em 25 de novembro de 1953, conforme a Lei Estadual 525-A, de 25 de novembro de 1953, o município de Poço Redondo elegeu os seus primeiros vereadores e o seu primeiro prefeito. A primeira eleição foi conturbada e disputadíssima. A disputa se deu entre o ex-cangaceiro, mestre de obras e poço-redondense Zé de Julião (PSD) e o buraqueiro Artur Pichoca(PR). 620 eleitores fizeram inscrição no cartório eleitoral, mas penas 278 votaram naquela primeira eleição. Os dois candidatos tiveram 134 votos cada um. Empataram. E Artur Pichoca, por ser o mais velho, foi o eleito oficialmente.
Os primeiros vereadores da Câmara Municipal de Vereadores de Poço Redondo eleitos naquela primeira eleição em 04 de outubro de 1954, foram: Lourival Félix(morador do povoado Cajueiro), Lucas Evangelista de Sousa, Óscar Feitosa, Francelino dos Santos e João Emídio de Souza (morador da Risada).
Todos os eleitos eram filhos de Poço Redondo. Lourival Felix era um dos troncos da família Felix da beira do Rio São Francisco; Lucas Evangelista de Sousa era descendente dos Sousa do Poço de Cima; Oscar Feitosa era também descendente dos Feitosa do Poço de Cima, um dos Feitosa do Poço; Francelino dos Santos, era um dos troncos da tradicional e numerosa família Francelino do Poço; e João Emídio de Souza, era um dos patriarcas dos Emídio da Risada, também um filho de Poço Redondo.
Os Sousa, os Feitosa, os Francelino, os Emídio e os Felix, continuam sendo familias numerosas, com nome e sobrenome, em Poço Redondo.
Os vereadores e o prefeito eleitos foram empossados em 06 de fevereiro de 1955.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia conclui investigação sobre mutilação de jumentos em Poço Redondo

PREFEITO VADO GAVIÃO ENTREGA UNIDADE MÉDICA ODONTOLÓGIA À POPULAÇÃO DE POÇO REDONDO

UMA GALERIA DE ARTES E UMA NOITE DE CULTURA NO CORAÇÃO DE POÇO REDONDO