ESTRADA REAL DE SERGIPE DEL REY

Manoel Belarmino

A Estrada Real de Sergipe Del Rey, um caminho histórico que aparece em documentos desde 1653, foi identificada por técnicos do IPHAN no inicio deste ano, durante a IV Fiscalização Preventiva Integrada na Bacia do Rio São Francisco-FPI.

O caminho histórico, chamado de Estrada Real, era utilizado para o escoamento de cargas de mercadorias. Essa denominação de Estrada Real identificava as estradas oficiais da Coroa Portuguesa, e serviu para a cobrança dos impostos e taxas de circulação de mercadorias.

Os trechos importantes da Estrada Real em Sergipe nunca havia sido analisados em campo por uma equipe técnica. Na Biblioteca Nacional encontra-se um mapa da Estrada Real de Aracaju a Penedo (AL), passando por Capela, Muribeca e Aquidabã, com data de 1886.

Com a realização da IV FPI, a arqueóloga do IPHAN, Míriam Cazzeta, que pesquisa Estradas Reais, há mais de 14 anos, disse que é a primeira vez que uma equipe técnica especializada esteve nesses trechos da Estrada Real de Sergipe Del Rey com um mapa na mão.

Essas visitas técnicas ocorreram durante a IV Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do São Francisco-FPI, através das equipes de espeleologia e arqueologia, quando foram identificados os trechos da Estrada Real.

Esses caminhos oficiais do tempo da Coroa Portuguesa são importantíssimos para o turismo histórico em Sergipe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO E MORTE DE POÇO-REDONDENSE NO MARANHÃO DEVEM SER INVESTIGADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

SUPOSTOS ASSASSINOS DE TOINHO DE IRACEMA SÃO PRESOS

FILÓ SE DESPEDIU