PRAÇA EUDÓCIA OU PRAÇA ARTUR MOREIRA DE SÁ
Manoel Belarmino
Uma praça e uma incerteza de
nomes. Ou, legalmente, a certeza do nome.
No centro da cidade de Poço Redondo há uma praça, que já foi chamada de Praça da Feira (porque ali havia um barracão de feira livre), Praça Arnaldo Rollemberg ( Governador de Sergipe que assinou a lei de Emancipação Politica de Poço Redondo) e depois, por um Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito da época, passou a ser chamada de Praça Eudócia (nome de uma senhora que morou na praça por muitos anos, exatamente da casa de Dona Prazerinha). Depois da recente reforma, a Gestão Municipal atual resolveu mudar o nome da praça para Praça Artur Moreira de Sá, mas sem uma lei que dê legalidade ao feito (a mudança de nome).
Na manhã desta terça-feira, o vereador Aderaldo Caldeira, na sua fala em plenário, levantou uma questão: disse que nunca foi apresentado e nem aprovado um projeto de lei na Câmara de Vereadores legalizando a mudança de nome da Praça de Eudócia para Praça Artur Moreira de Sá, conforme se avista em alguns letreiros na referida Praça. O presidente da Câmara, vereador Messias Militão, confirmou a inexistência de uma lei dando o nome de Artur àquela praça.
Tanto Artur Moreira de Sá, primeiro prefeito de Poço Redondo, como Dona Eudócia, mulher nascida e criada no Município de Poço Redondo, merecem as homenagens com seus nomes nas praças e avenidas de Poço Redondo. Mas o que está sendo levantado aqui é a legalidade. Legalmente, a praça continua sendo Praça Eudócia; Praça Artur Moreira de Sá tornou-se apenas um apelido dado pela gestão, nada de oficial.
A Lei que deu nome à praça de Praça Eudócia continua em vigor, como também está em vigor a Lei que deu nome à avenida que dá acesso ao Hospital de Avenida Artur Moreira de Sá.
Comentários
Postar um comentário