ZEFA DA GUIA RECEBE COMENDA DO MÉRITO LEGISLATIVO

Manoel Belarmino




Uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Poço Redondo homenageou a Dona Zefa da Guia com a Comenda do Mérito Legislativo, conforme a Resolução nº 01/2022, na tarde de hoje, dia 15 de novembro, às 16h00min, no Plenário da Casa Legislativa, no centro da cidade de Poço Redondo.

Josefa Maria da Silva Santos, Dona Zefa da Guia, nasceu em 15 de setembro de 1944 na comunidade Risada, localidade próxima da Serra da Guia, neste Município de Poço Redondo. Filha do casal de agricultores, Seu Maneca e Dona Mariinha. É a mais nova dos sete irmãos, filha de agricultores. A mãe de Dona Zefa, além dos trabalhos da roça, também trabalhava como louceira e costureira para aumentar a renda da família e ainda exercia a função de parteira.


Dona Zefa tornou-se parteira ainda nova, com apenas 11 anos de idade. Também ainda menina, já era conselheira e já prestava um relevante serviço espiritual.

Naqueles tempos, nos sertões de Poço Redondo, não havia políticas públicas de saúde, onde o Estado era totalmente ausente, Dona Zefa da Guia, com os seus dons dados por Deus, torna-se a parteira cuidado das parturientes, dando conselhos e fazendo na prática os partos. Além de cuidar dos que nasciam e ainda nascem pelas mãos de Dona Zefa, a parteira mais famosa também cuidou dos mortos. Além dos serviços práticos, como dar banho e vestir o defunto, Dona Zefa também encomendava e abençoava a alma do falecido.

Dona Zefa, aos 14 anos, muito jovem ainda, decidiu casar-se com um quilombola da Serra da Guia, Alexandre Bispo dos Santos. Oito filhos nasceram. E, achando pouco, Dona Zefa e Alexandre ainda adoram 18 crianças, criando-os como se fossem filhos biológicos.

O tempo passou, e Dona Zefa da Guia, na comunidade Serra da Guia, uma das mais carentes e distantes comunidades de Sergipe, vai se tornando uma liderança completa e nata. O enfrentamento à mortalidade infantil, a pobreza, o abandono daquelas populações pelos governos fizeram de Dona Zefa uma mulher forte e de voz ouvida em todo o Estado de Sergipe e em outras regiões.

Milhares de pessoas carentes de conselhos, de reza e até de cura espiritual, começaram, e ainda continuam, a procurar Dona Zefa da Guia, na sua casa, no seu santuário, na Serra da Guia.

Centenas e centenas de mães, da Guia, das redondezas e de outros estados,  deram a luz sob os cuidados e o acolhimento de Dona Zefa da Guia. Meninos e meninas hoje são afilhados e afilhadas de Dona Zefa.

Devota dos santos e voz dos seus guias, Dona Zefa é uma conselheira, rezadeira, e devota do Padre Cícero, da Mãe das Dores e de Pedro Batista da Santa Brígida.

No mês de maio Dona Zefa faz a novena da Santa Cruz no topo da Serra da Guia, na capelinha do cemitério antigo dos escravos fugidos. E no ultimo sábado do mês de novembro, todos os anos é realizada a novena para Padre Cícero Romão, “meu Padim Pade Ciço”. Há mais de 35 anos que Dona Zefa da Guia não perde uma romaria no Juazeiro do Norte.

Dona Zefa da Guia se faz conhecida e eleva o nome da sua comunidade e do sertão sergipano aos altos escalões governamentais e programas de TV de nível nacional. Sua voz é escutada e as suas reivindicações são muitas vezes atendidas.

Nas telas das TVs e até nas telonas dos cinemas, o rosto e a voz da parteira da Serra da Guia é avistada. Muitos já são os documentários, como: “Mulheres da Terra” da parteira obstetrícia Mayara Boarreto; “Zefa da Guia: parteira do Sertão” do cineasta Dida Araujo e Dida Araujo; e tantos outros documentários e programas de emissoras de TVs de abrangência nacional.

Das mãos da presidente Dilma Russeff, Dona Zefa recebeu o decreto presidencial do Quilombo Serra da Guia; num encontro, onde dividiu o palco com o Presidente da República e três ministros, onde recebeu elogios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; e de Gisele Bündchen recebeu apoio para a saúde tradicional, inclusive para melhorar a sua casa de parto.

Dona Zefa se tornou palestrantes em escolas e universidades e outros espaços de nível.

Foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, pelo Movimento Popular de Saúde e outros.

Dona Zefa da Guia, mesmo sem saber ler e escrever as letras do alfabeto oficial, é mestra reconhecida por saber ler e interpretar a realidade da vida do seu povo. Líder quilombola, líder política e líder religiosa. Conselheira e lutadora. Simples e corajosa.

“Pegar menino, velar os mortos e rezar no povo”, um dom que poucas pessoas têm, fez de Dona Zefa da Guia um ser humano completo.

 Outros homenageados

Na mesma Sessão Solene, são homenageados com o Título de Cidadão Poço-redondense os Promotores de Justiça do Ministério Público Estadual de Sergipe, o Dr. Deijaniro Jonas Filho e o Dr. Raimundo Bispo Filho (resolução 03/2022), o engenheiro agrônomo Francisco Luciano Macedo Firmino(resolução 04/2021) e o empresário e politico Romildo de Oliveira Porto Júnior, conhecido em Poço Redondo como Junior Bijota.

Dr. Deijaniro Jonas

O promotor de Justiça Dr. Deijaniro Jonas, por um período, foi Promotor de justiça em Poço Redondo, prestando um relevante serviço e contribuindo, também,, com a educação em Poço Redondo, quando foi professor voluntário da primeira Escola de 2º grau na cidade.


Dr. Raimundo Bispo

O Dr. Raimundo Bispo foi Promotor de Justiça em Poço Redondo no período de 2012 a 2021, desenvolvendo um trabalho relevante no Município.

Eng. Luciano Firmino

O engenheiro agrônomo Francisco Luciano Macedo Firmino, conhecido em todo o Município como Luciano da Endagro, desenvolve em Poço Redondo um trabalho de destaque no apoio técnico dados aos agricultores e agricultoras familiares em especial à população quilombola do Quilombo Serra da Guia.

Junior Bijota

Romildo de Oliveira Porto Júnior, o Junior Bijota, é empresário e político. Foi candidato a vice-prefeito em Poço Redondo, nas eleições de 2016.

A Sessão Solene foi presidida pelo presidente da Câmara de vereadores de Poço Redondo, o senhor Manoel Messias Militão, com a presença de todos os vereadores do Município e convidados e convidadas, que lotaram o plenário da Casa Legislativa. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO E MORTE DE POÇO-REDONDENSE NO MARANHÃO DEVEM SER INVESTIGADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

SUPOSTOS ASSASSINOS DE TOINHO DE IRACEMA SÃO PRESOS

FILÓ SE DESPEDIU