POÇO REDONDO NASCEU NO POÇO DE CIMA

 

Nesta semana do aniversário da nossa cidade, nos 70 anos de Emancipação Política de Poço Redondo, na melhor que se lembrar da nossa história, da historia da formação do povo poço-redondense.

Na década de 1850 já havia celebrações na capelinha de Santo Antônio do Poço de Cima, construída pelos Sousa do Poço. Mesmo que as informações não apontem celebração de missa na povoação onde hoje é Poço Redondo, antes da construção da igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde é hoje a igreja Matriz, há evidências das celebrações católicas feitas pela família de Manoel Cardoso de Sousa, mesmo sem a presença de um padre, na Capelinha de Santo Antônio do Poço de Cima. Um desses indícios é um livro de partituras encontrado ali naquela capelinha que por muito tempo ficou abandonada e esquecida, quando todo o povo de Poço de Cima mudou para o Poço Redondo.

O livro de partituras, encontrado no Poço de Cima, contém cantos religiosos e rezas, como ladainhas e "incelências". Curiosamente, na capa do livro está escrito o nome de José Lucas de Sousa, filho de Lucas e Maria Rosa e neto de Manoel Cardoso de Sousa, fundador do Poço de Cima. Na capa, além da anotação do nome de José Lucas de Sousa, o Zé Lucas, está escrito também que o seu nascimento se deu em 24 de fevereiro de 1877.

Com essas anotações, contendo o nome de Zé Lucas, neto de Mané Cardoso, e a data 24 de fevereiro de 1877, é certo que a Fazenda Poço de Cima tenha surgido ainda na primeira metade do século XIX. E que as rezas e celebrações católicas ali tenham surgido naqueles tempos com a construção da Fazenda Poço de Cima.

Ainda é possível que a imagem de Santo Antônio, que também é o padroeiro de Curralinho, tenha acompanhado os Cardoso de Sousa para se instalar no Poço de Cima quando da construção da capelinha de Poço de Cima.

A Povoação de Poço Redondo nasceu no Poço de Cima.

 

*Manoel Belarmino dos Santos – escritor, cordelista e estudante de jornalismo na Universidade Estácio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO E MORTE DE POÇO-REDONDENSE NO MARANHÃO DEVEM SER INVESTIGADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

SUPOSTOS ASSASSINOS DE TOINHO DE IRACEMA SÃO PRESOS

FILÓ SE DESPEDIU