CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DOM JOSÉ BRANDÃO DE CASTRO E A POLÍTICA MUNICIPAL DE AGRICULTURA FAMILIAR
Manoel Belarmino*
Bem
no centro da Agrovila do Assentamento Queimada Grande está o Centro de Educação
Profissionalizante Dom José Brandão de Castro - "Escola Agrícola",
cumprindo a sua missão de formar e qualificar homens e mulheres do campo para
produzir comida. Dali sai, todos os anos, profissionais de nível médio,
técnicos em agricultura, agropecuária e agroindústria.
É uma urgência a reconstrução da Política Municipal de Agricultura em Poço Redondo. Poço Redondo produz hortaliças, mandioca, batata doce, frutas, mel e leite em abundância. Os assentamentos irrigados, os de sequeiros e a comunidades camponesas, têm carência crônica de assistência técnica, desde o preparo do solo, passando pela produção, ao beneficiamento dos alimentos da agricultura familiar. E a carência ainda é maior na organização da produção e na comercialização.
Onde estão os tantos técnicos em agricultura e agroindústria que saíram com o canudo na mão do Centro Estadual de Formação Profissionalizante Dom José Brandão de Castro? Estão desempregados? Certamente que sim. Estão precisando de trabalho e tanta coisa a ser feita para melhorar a produção de alimentos no campo em Poço Redondo.
Claro que é uma urgência a reconstrução e a implantação de uma verdadeira Política Municipal de Produção de Alimentos em Poço Redondo. Uma política municipal de agricultura que gere trabalho e renda e que absolva a toda a mão de obra qualificada ociosa. Aqui tempos tudo. Terra boa, água, Sol, gente no campo com acesso a terra e mão de obra qualificada. Mas, infelizmente, falta uma coisa: vontade política e vontade técnica dos governantes.
Será
que nunca vamos ter um governante municipal que enxergue essa urgência. Produzir
comida de qualidade tem que ser prioridade de todo governo.
O Centro Estadual de Formação Profissionalizante Dom José Brandão de Castro é uma conquista dos movimentos sociais do campo de todo o sertão sergipano e dos assentados e assentadas do Assentamento Queimada Grande.
Comentários
Postar um comentário