ÁRVORES E PLANTAS EXOTICAS ESTÃO MATANDO A CAATINGA


Manoel Belarmino 
A introdução de espécies exóticas no semiárido nordestino tem despertado preocupação entre pesquisadores, ambientalistas e moradores que convivem diariamente com a realidade da Caatinga. Considerado o único bioma exclusivamente brasileiro, o ecossistema é reconhecido pela riqueza de sua biodiversidade e pela capacidade de adaptação às condições climáticas adversas. No entanto, especialistas alertam que a substituição da vegetação nativa por plantas exóticas pode acelerar processos de degradação ambiental e desertificação.

Entre as espécies frequentemente apontadas como problemáticas estão a algaroba, a leucena, o capim buffel e o nim. Essas plantas foram introduzidas ao longo das últimas décadas com objetivos diversos, como alimentação animal, recuperação de áreas degradadas, sombreamento e arborização urbana. Contudo, estudos e observações de campo indicam que, em determinadas condições, elas podem competir com a vegetação nativa, reduzir a biodiversidade e alterar o equilíbrio ecológico da Caatinga.

O jornalista e pesquisador sertanejo Manoel Belarmino chama atenção para a contradição de remover espécies nativas para dar lugar a plantas estrangeiras. “Como entender quando se arranca pela raiz um pé de jurema-preta para plantar uma leucena? Estamos substituindo a nossa vegetação por espécies que não pertencem ao bioma”, afirma.

O capim buffel, amplamente utilizado na pecuária do semiárido, é apontado por estudiosos como uma das espécies que podem contribuir para alterações na estrutura dos solos, dificultando a regeneração natural da vegetação nativa. Já o nim, árvore originária da Ásia e bastante difundida em projetos de arborização, preocupa pesquisadores devido ao seu rápido espalhamento e aos possíveis impactos sobre insetos e outras espécies da fauna local.

A preocupação é compartilhada por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, especialmente nos estados do Nordeste. No Ceará, por exemplo, diversos estudos têm analisado a relação entre a expansão de espécies exóticas e o avanço da desertificação em áreas vulneráveis da Caatinga.

Além dos impactos ambientais, o debate também envolve políticas públicas adotadas ao longo das últimas décadas. Segundo Belarmino, muitos programas governamentais incentivaram o desmatamento da vegetação nativa para a implantação de pastagens e sistemas produtivos inadequados às características ecológicas do semiárido.

Em Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano, a situação é vista com preocupação. Estimativas locais indicam que, em menos de 50 anos, mais de 80% da cobertura original da Caatinga foi substituída por áreas destinadas à criação de gado e ao cultivo de capim buffel. Paralelamente, produtores e moradores observam uma redução significativa da produtividade dos solos e o aumento dos sinais de degradação ambiental.

Para especialistas em convivência com o semiárido, a recuperação da Caatinga passa pelo fortalecimento das espécies nativas, pela adoção de práticas agroecológicas e pelo reconhecimento dos conhecimentos acumulados pelas populações sertanejas ao longo das gerações. Árvores como jurema-preta, aroeira, umbuzeiro, catingueira, quixabeira e baraúna desempenham papel fundamental na conservação dos solos, na proteção dos recursos hídricos e na manutenção da biodiversidade.

O desafio, segundo ambientalistas, é evitar que erros do passado continuem sendo repetidos. Em vez de substituir a vegetação natural por espécies exóticas, a proposta é investir na recuperação dos ecossistemas nativos e em modelos produtivos compatíveis com a realidade da Caatinga, contribuindo para a preservação do bioma e para a qualidade de vida das futuras gerações do sertão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO DEIXA DUAS PESSOAS MORTAS EM POÇO REDONDO

Prefeito Vado Gavião entrega ambulância à UPA Zulmira Soares em Poço Redondo

LUTO EM POÇO REDONDO: MORRE O EX-VEREADOR MAURO VARJÃO