A FESTA DE SANTA ROSA
A Festa de Santa Rosa, do ano de 2024, terminou nesse dia 23 de agosto. Depois do novenário, essa sexta-feira foi o dia maior da celebração: Missa Solene e Procissão.
O Povoado Santa Rosa do Ermírio é bonito e próspero; fincado numa região anteriormente chamada de Areias do Morgado, em Poço Redondo. Quase na divisa com a Bahia, Santa Rosa do Ermírio se formou com a chegada do senhor Ermírio Torres Machado e sua esposa Dona Clotilde. Um casal empreendedor, natural da região de Águas Belas (PE). Ali seu Ermírio comprou uma pequena área de terra e instalou a sua propriedade agrícola que passou a se chamar de Fazenda Santa Rosa. Construiu sua casa nas proximidades do caminho dos boiadeiros, tropeiros e comboieiros, que transportavam produtos da Bahia, principalmente da Serra Negra, para o Pão de Açúcar e Propriá, no lombo de burros até Curralinho e depois de canoas pelas águas do Rio São Francisco. Ali também era o caminho para a Boca da Mata, hoje nossa Senhora da Glória.
Seu Ermírio, empreendedor por natureza, bom negociante, visionário, homem trabalhador e de fé, não demorou muito para incentivar a formação de uma feirinha, permitindo também que pessoas da região construíssem, por ali, moradias. E todo ano, sempre no Dia Santo de Santa Rosa de Lima, fazia as novenas festivas, com belas alvoradas, animadas pelos pífanos e com muita reza, promessas e devoção. Começava a Festa da Santa Rosa do Ermírio.
Aquela Santa Rosa de Lima que veio dentro das poucas coisas de Dona Clotilde, trazidas das Águas Belas, tornar-se-ia num futuro próximo a padroeira do Distrito de Santa Rosa do Ermírio.
Santa Rosa cresceu, e cresceu, bastante. A “Feirinha do seu Ermírio”, hoje é destaque em toda a região do Alto Sertão Sergipano. O comércio se fortaleceu. Na agropecuária, o Distrito de Santa Rosa do Ermírio, com seu território, é o maior produtor de leite do Estado de Sergipe, chegando a produzir diariamente, estimados, mais de 140 mil litros de leite bovino.
Aquele triste 11 de Setembro de 1996, que marcou tragicamente a história do Povoado Santa Rosa do Ermírio, foi superado pelo seu povo com muito trabalho e fé.
Há alguns anos que os ermirenses (ou santa-rosenses) reivindicam a emancipação política do Distrito de Santa Rosa do Ermírio. É uma luta. Hoje o povoado Santa Rosa do Ermírio, com um território distrital maior que o Município vizinho de Monte Alegre, tem mais estrutura econômica que muitos municípios emancipados de Sergipe. E a sua população já é superior aos 10 mil habitantes.
A
Festa do Leite de Santa Rosa do Ermírio é uma manifestação da Capital Sergipana
do Leite; evento que hoje simboliza a prosperidade daquele distrito.
Isso mesmo.
ResponderExcluirMuito obrigada, poeta e futura jornalista Manoel Belarmino!