DEIXARAM O CANAL DE XINGÓ FORA DAS PRIORIDADES DO PAC PARA SERGIPE

Manoel Belarmino

 


O jornalista Gilvan Manoel, no Jornal do Dia, nesta segunda-feira, dia 21, lembrou que a construção do Canal de Xingó não aparece na lista de prioridades das obras do Programa de Aceleração do crescimento (PAC2) para Sergipe. O tão sonhado canal, que poderia amenizar a problemática de acesso à água no semiárido sergipano, vem sendo promessas de eleições desde o tempo do saudoso João Alves Filho, quando foi ministro do interior.

Mesmo com um volume alto de recursos destinados para as obras prioritárias em Sergipe, na importância de 136 bilhões, nem um real foi destinado para o Canal de Xingó. As promessas são antigas, atravessaram campanhas eleitorais e governos diversos (promessas e promessas), mas o sonhado Canal de Xingó não tem ainda nem o projeto completo.

Deixar o Canal de Xingó fora das prioridades do PAC2 é uma vergonha para o governador, para os 3 senadores da República e para os 8 deputados federais do Estado de Sergipe, sem deixar de fora o Ministro Márcio Macedo. Quando será que os graves problemas de acesso à água no semiárido sergipano vão sensibilizar os governantes de Sergipe?

Diante disso, aumenta a certeza que realmente os políticos sergipanos conspiram para a manutenção da indústria da seca no Sertão Sergipano.

Esse Canal de Xingó virou um “rosário de contas falsas”. Há 30 anos que se ouvem discursos com promessas, reuniões de políticos, encontros de luxo em hotéis para as assinaturas de protocolos de intenções para os inícios dos estudos e outros anúncios. Tudo só na promessa com interesses nos votos do povo sofrido do sertão sergipano.

A verdade é: a solução dos problemas de acesso à água no sertão sergipano nunca foi prioridade dos políticos que já tiveram e nem dos que estão no poder. A verdade dói, mas dói muito mais não ter acesso à água com dignidade neste sertão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO E MORTE DE POÇO-REDONDENSE NO MARANHÃO DEVEM SER INVESTIGADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

SUPOSTOS ASSASSINOS DE TOINHO DE IRACEMA SÃO PRESOS

FILÓ SE DESPEDIU