O BISPO DE PROPRIÁ E O TERRITÓRIO DE POÇO REDONDO

Manoel Belarmino


Dom Vitor Agnaldo de Menezes, bispo da Diocese de Propriá e administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju, anunciou neste domingo, dia 6 de agosto, na primeira noite da Festa de Agosto (Festa da Padroeira) que já promoveu mudanças no mapa da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Poço Redondo, conforme a sentença da Justiça Federal que determina que parte do território de Poço Redondo passe a pertencer a Canindé de São Francisco.

Isso significa que, mesmo antes de esgotar todos os recursos judiciais possíveis e antes de os municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco promoverem as mudanças administrativas no território em questão, a Diocese de Propriá já se adiantou e fez a mudança.

As comunidades de Areias, Maria Feitosa, Jacaré Curituba, Nossa Senhora da Conceição, Alto Bonito, Grota do Angico e outras, conforme o mapa requerido judicialmente por Canindé(que abarca um pedaço do território de Poço Redondo), já pertence à Paroquia Nossa Senhora da Conceição de Canindé de São Francisco.

Claro que o território de uma Paróquia é diferente do território de um Município ou de um Estado, e que a Igreja não é o Estado e que o Estado não interfere nas decisões da Igreja e vice-versa, mas, surpreendentemente, a pressa de a Diocese tomar essa providência enfraquece a luta dos poço-redondenses em defesa do seu território e da sua identidade.

Comentários

  1. Acho que o bispo não está sabendo da luta que está sendo feita em defesa d nosso território. O certo seria vereadores e pessoas da comunidade falar com ele a respeito.

    ResponderExcluir
  2. O correto seria o mesmo retificar essas mudanças, considerando a não finalização do processo.

    ResponderExcluir
  3. Fala pra esse bispo que o tal padre Agenor toda missa fala em política, falta pouco pra falar no ex presidente bozoloide, o povo já não aguenta esse agenor com suas piadinhas

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente a atitude do Bispo não vejo como adequada, pois a luta não é resumida somente a um território mais também a uma identidade histórico . Poço Redondo sempre foi a capital do cangaço foi o maior número de pessoas que aderiram a luta do cangaço. O que será Poço Redondo sem a sua histórico?.

    ResponderExcluir
  5. Talvez por desconhecimento ou sabedoria político de Canindé Criaram a narrativa de que essa parte de Poço Redondo é de Canindé, não sei se basearam-se no fato que o limite fica muito próximo da cidade deles. Mais é Importante Lembrar que o município que foi criado junto com Monte Alegre de Sergipe e Poço Redondo não foi Canindé e sim Curituba.
    Com isso tem dois fatos a se observar a distância da dívisa entre Curituba e Poço Redondo é a mesma, e depois o fundo da fazenda Cuiabá nunca foi em areias comunidade de Poço Redondo! Pois a casa da sede da fazenda Cuiabá era direcionada pata rio São Francisco. Desqualificando que o fundo fosse em direção a areias pois a mesma fica ao lado direito da antiga sede e não nos fundos como diz a narrativa daqueles que não tem conhecimento mais creceram os olhos para serem dono das melhores terras de Poço Redondo e ainda tomarem nosso história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO E MORTE DE POÇO-REDONDENSE NO MARANHÃO DEVEM SER INVESTIGADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

SUPOSTOS ASSASSINOS DE TOINHO DE IRACEMA SÃO PRESOS

FILÓ SE DESPEDIU