MATARAM MÃE BERNADETE
Mãe Bernadete, líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, no Município de Simões Filho, região da grande Salvador, foi executada na noite da última quinta-feira, dia 17.
As primeiras informações, divulgadas nas redes sociais, a quilombola “estava sentada em um sofá, dentro do terreiro, quando quatro homens armados entraram e começaram a disparar”. Ela foi a óbito no local. A motivação seria disputa fundiária que envolvia o Território do Quilombo Pitanga dos Palmares.
Nas redes sociais, autoridades se manifestaram. Silvio Almeida, Ministro dos Direitos Humanos, afirmou que uma equipe da pasta será enviada até Simões Filho para acompanhar o caso. Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia, também lamentou o assassinato e prometeu investigações rigorosas.
Mãe Bernadete já havia alertado que ela e outras lideranças quilombolas da comunidade Pitanga dos palmares sofriam ameaças de morte, que viriam de especuladores imobiliários de Salvador, mas as informações nunca foram levadas a sério pelos órgãos de segurança da Bahia.
Sem
nenhuma proteção por parte do governo, em 2017, Flavio Gabriel Pacífico dos
Santos (Binho do Quilombo), aos 36 anos, filho de Bernadete, foi executado com
dez tiros, em frente à Escola Centro Comunitário Nova Esperança, em Pitanga dos
Palmares. Os criminosos que mataram o filho de Bernardete nunca foram punidos.
Comentários
Postar um comentário