POÇO REDONDO: ARQUEOLOGIA


Manoel Belarmino
 
Em Poço Redondo, duas grandes pedras possuem inscrições rupestres. Uma é o Morro da Letra, nos Craibeiros, na Queimada Grande, e o outro é o Morro dos Mestres, na Barra da Onça.
 
Inscrições rupestres antigas. São monólitos vistosos que, de longe, podem ser vistos. Nas sombras, das tardes, os homens e mulheres da pré-história, os mais velhos e os mais novos, ali se concentravam costumeiramente nas rodas de conversas num encontro religioso e de ensino aprendizagem. Aquelas inscrições com figuras geométricas têm cunho religioso e educativo. São letras, são representações gráficas de linguagens, são símbolos religiosos da pré-história..
 
As pinturas rupestres do Morro dos Mestres são semelhantes às encontradas no Morro das Letras, que datam de entre 3.000 e 10.000 a.C. As inscrições encontradas em Poço Redondo remontam de um período do fim do Paleolítico e início do Neolítico.

As inscrições existentes nos monólitos de Poço Redondo possuem inscrições semelhantes às inscrições rupestres, petroglifos e geoglifos encontrados nos mais diversos lugares do mundo.
 
Pode não ser por acaso que os mais velhos chamam esses lugares de Morro da Letra e Moro dos Mestres.
 
Poço Redondo tem arqueologia, história, cultura e potencial turístico.
 
O Município de Poço Redondo, por meio de sua Secretaria de Turismo e Cultura, deveria cuidar desses sítios arqueológicos, que são importantes para a História da Humanidade e para o turismo científico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO E MORTE DE POÇO-REDONDENSE NO MARANHÃO DEVEM SER INVESTIGADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

SUPOSTOS ASSASSINOS DE TOINHO DE IRACEMA SÃO PRESOS

FILÓ SE DESPEDIU