O VALOR DA PARTICIPAÇÃO NA LUTA POLÍTICA

Manoel Belarmino

Na política, uma das primeiras lições, quando juntamos a vida com a luta política, é a necessidade da participação. Nos partidos e nos movimentos, participamos de encontros e reuniões para dialogar sobre as conquistas que já tivemos. Dialogamos sobre as lutas históricas e a conquista da terra em nossa região. Participamos das mobilizações, das ocupações das estradas, da terra, pela mobilidade no campo e de outras. Participamos das rodas de conversas para dialogarmos sobre a conjuntura política e econômica, sobre os nossos equívocos e acertos e decidir sobre os passos que deveremos seguir. Participamos da organização da nossa comunidade, dos coletivos, da cultura e da solidariedade comunitária.

A participação tornou-se um valor tão importante quanto os valores da solidariedade, do trabalho, da luta pela água, do cuidar da terra, da inter-relação com a biodiversidade, do ser caatigueiro e do estudo, na nossa militância política na luta pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

É na participação que construímos e fortalecemos os valores. É na participação do coletivo que os valores são construídos, reconstruídos e cultivados. Espaços públicos e coletivos precisam ser assumidos de forma coletiva pela comunidade, tais como as escolas, os clubes, campos de jogos, as festas, os mutirões, as igrejas, e torná-los instrumentos públicos e comunitários de fortalecimento de valores.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO E MORTE DE POÇO-REDONDENSE NO MARANHÃO DEVEM SER INVESTIGADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

SUPOSTOS ASSASSINOS DE TOINHO DE IRACEMA SÃO PRESOS

FILÓ SE DESPEDIU