POÇO REDONDO: PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL NA LUTA PELA ATUALIZAÇÃO DO PISO SALARIAL

Manoel Belarmino*


Mais uma vez, avistam-se, nas ruas de Poço Redondo, educadores e educadoras na reivindicação de direitos que já são garantidos por lei, mas que estão sendo, segundo a categoria, negados. Nesta quinta-feira, dia primeiro de setembro, as aulas foram paralisadas para que os professores e professores pudessem dizer à sociedade que um direito, como a atualização do piso de 2022 no valor de 33,24%, está sendo negado desde janeiro.

O piso salarial do magistério, criado pela Lei Federal de nº 11.738,  é assegurado a professores e professoras da rede pública de todo o país desde 2008. A lei ainda diz que o piso deve ser atualizado anualmente, sempre em janeiro. A atualização deve ser feita de forma automática e assegurando os direitos da carreira, cumprindo decisões do STF e STJ. Em 2022 o percentual é de 33,24%.

Segundo o SINTESE, Sindicato dos Professores, a proposta para a atualização do piso de 2022, apresentada pela gestão municipal, não contempla a reivindicação dos professores e professoras de Poço Redondo. A Prefeitura teria  oferecido apenas o pagamento de 10%, de forma imediata, e mais 5% em dezembro. E ainda teria colocado como condição para o pagamento destes percentuais a retirada de direitos de professores e professoras de Poço Redondo.

No mês passado, a gestão municipal de Poço Redondo enviou para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei propondo a atualização do piso salarial de 2022. Segundo professores e o SINTESE, o projeto não atenderia a reivindicação da categoria. Porém, depois que os professores se mobilizaram e a Câmara de Vereadores elaboravam uma proposta de emenda ao Projeto de Lei que contemplasse as reivindicações da categoria, a gestão decidiu pela retirada do Projeto de Lei. E não mais deu retorno aos professores.

Na fala, percebe-se que, além da reivindicação da atualização do piso, os professores e professores reivindicam melhorias nas estruturas da rede municipal de ensino.

 *Manoel Belarmino dos Santos - Jornalista - Registro Profissional (DRT) 2678/SE 

Comentários

  1. Infelizmente essa gestão IRRESPONSÁVEL, não se preocupa com a educação e não valoriza os educadores … Sendo os mais prejudicados , os alunos do município.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO E MORTE DE POÇO-REDONDENSE NO MARANHÃO DEVEM SER INVESTIGADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

SUPOSTOS ASSASSINOS DE TOINHO DE IRACEMA SÃO PRESOS

FILÓ SE DESPEDIU