SOBRE AS CAVERNAS DE POÇO REDONDO

 
Manoel Belarmino

Já postei aqui outros textos sobre a espeleologia em Poço Redondo. Neste texto, volto a abordar novamente o assunto. Pouco se fala atualmente das cavernas, furnas, grutas e tocas existentes no nosso Município. Nos tempos dos caçadores ouvia-se mais falar dessas cavidades espeleológicas.

Apesar da existência de mais de 23 cavernas em Poço Redondo, apenas 5 estão cadastradas no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas, órgão vinculado ao ICMBIO (Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade).

As cavernas do Município de Poço Redondo que estão cadastradas no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas são as seguintes:

01 - Toca Zé da Roça;
02 - Furna da Onça;
03 - Toca do Morcego (ou Toca dos Morcegos Mortos);
04 - Toca da Guia;
05 - Gruta da Cachoeira da Furna da Floresta.

Além destas cadastradas no ICMBIO, citadas acima, mais 18 importantes cavernas estão localizadas principalmente naquelas regiões de ambientes cársticos no Município de Poço Redondo.

As cavernas que estão no Rio Jacaré, afluente do São Francisco, como a Furna da Floresta e outras, destacam-se por suas formações na deposição de carbonatos dissolvidos nas águas, onde é predominante a existência de rochas areníticas. Um pouco diferente da litologia da região, estas cavernas são ornamentada de espeleotemas e clarabóias, por onde a luz entra iluminando e embelezando o salões principais.

Além das cavernas, ao longo do Rio Jacaré, encontramos diversas dolinas, embelezando aquelas estruturas rochosas.

A espeleologia em Poço Redondo é um dos potenciais turísticos para o nosso Município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO E MORTE DE POÇO-REDONDENSE NO MARANHÃO DEVEM SER INVESTIGADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

SUPOSTOS ASSASSINOS DE TOINHO DE IRACEMA SÃO PRESOS

FILÓ SE DESPEDIU